Notícias da Diocese › 27/10/2015

20 anos de Santas Missões Populares Redentoristas em Cabrobó

DSCN3785Atendendo o mandado de Jesus Cristo: “Ide, pregai o evangelho a toda criatura” (cf. Mc 16, 15) e com espírito missionário, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cabrobó (PE), celebrou, domingo, 26, vinte anos da realização das Santas Missões Redentoristas na paróquia com uma celebração presidida por, o Bispo diocesano, Dom Magnus Henrique e concelebrada pôr o padre Clebe, pároco; Padre Natel, Parnamirim, e Padre José Nilton, chanceler do bispado. A celebração aconteceu na Igreja matriz e foi precedida de uma procissão, saindo do cruzeiro, que é marco da missão redentorista na cidade. A concentração da procissão teve início às 17h30.

 O momento que vinha sendo preparado desde 2013, teve como ponto central a realização de duas semanas missionárias, uma na zona rural e outra na zona urbana. Além dos missionários da paróquia, as semanas missionárias contaram com a colaboração de missionários de Parnamirim, Salgueiro, Belém de São Francisco e da Congregação das Irmãs de Santa Elisabete, da qual vieram 6 Irmãs e 2 formandas do Ceará.

Santas Missões Populares Redentoristas

As santas Missões Populares, na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Cidade de Cabrobó (PE), aconteceram no ano de 1995, articulada pelos Padres Redentoristas: Adão, Cristóvão Mamala, Tadeu e outros. Esse momento missionário teve o apoio do então pároco da época, Padre Ceslau, um religioso Polonês da Congregação da Sagrada Família; e a Congregação das Irmãs de Santa Elisabete sob o comando de Ir. Patrícia, Ir. Alice, Ir. Teresa, Ir. Madalena e Ir. Ivone. Também, tiveram o grande apoio das lideranças das comunidades rurais e urbanas, na qual destacamos as figuras de Seu Gabriel e Dona Lia, que foram fundamentais para a realização dessas missões. As missões aconteceram no período de duas semanas, atingindo a zona rural e urbana.  Divididos em vários grupos, os missionários realizaram, palestras, encontros, celebrações e visitas nas famílias.  Motivando, assim, as comunidades na fé e na alegria cristã. Muitas das comunidades atuais são frutos dessas Missões de 20 anos atrás.

DSCN3741Com a chegada de Pe. Izidorio Batista de Alencar, em 2011, reacendeu a chama missionária na paróquia a nas lideranças. Na Assembleia Paroquial, setembro de 2012, dentre as muitas propostas de ações, estava a de um projeto de evangelização. As lideranças, após refletirem sobre as necessidades de evangelização da Igreja e sob a orientação do Padre e das Irmãs de Santa Elisabete, optaram por fazerem visitas porta a porta em toda a extensão paroquial, assim nasceu o projeto de evangelização missionária. O projeto teria a duração de três anos e culminaria com a Festa de comemoração dos 20 anos da ocorrida missão popular dos Redentoristas.

Começaram as inscrições dos missionários e consequentemente as formações. Durante três anos foram realizados momentos de visitas porta a porta, celebrações com o povo, semanas missionárias, articulações e organização das comunidades existentes, criação de novas comunidades, tudo feito em prol deste grandioso momento vivenciado por todos os cabroboenses.


Cordel de Eduardo Feijó

Até os idos anos de 1995

A igreja andava meio parada

As pessoas não participavam com afinco

Era preciso com a missão de fé dá uma guinada.

 

Foi então que começaram as missões

Sob a liderança das irmãs Patrícia, Alice, Ivone, Tereza e Madalena

O povo foi convocado em fortalecer as orações

Criar pastorais, fazer grandiosa novena.

 

Deus entendeu muito bem o chamado

E com as missões pediu para afastar o mal

A igreja viu seu rebanho renovado

Com D. Lia apoiando Pe. Ceslau.

 

Muita gente da cidade se engajou no movimento

Que uniu fé e trabalho e muita devoção

Participaram os padres Tadeu, Cristovão Mamala, Francisco e outro Cristovão

Mas o único que voltou 20 anos depois foi o amigo Pe.Adão.

 

O PE. Clebe é a grande liderança atual

Apoiado por jovens, adultos e muitos idosos

Que vão pregando a palavra na zona urbana e rural

Com as irmãs Faustina, Teodora, Cecília, Emanuela e Carla são fervorosas.

 

As pastorais e as missões caminham unidas

Nessa evangelização sublime e histórica

Renovando a fé, renovando sonhos e vidas

Tudo em nome da santa igreja católica

Recordando orações e os cânticos do livrinho fé e vida.

 

 

 Com informações de  Layanne de Souza – Pascom Cabrobó

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.