Notícias gerais › 24/08/2017

Canonização dos Protomártires do Brasil acontecerá em outubro

FaCartaz Canonizaçãoltam menos de dois meses para a canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os protomártires do Brasil. No dia 15 de outubro, às 10 horas (horário de Roma), na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Santo Padre, Papa Francisco, canonizará os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 companheiros leigos. Serão os primeiros santos mártires do Brasil. Grupos de padres e leigos já estão se organizando, em caravanas, para ir a Roma, participar da celebração.

O massacre ocorreu no ano de 1645, no Rio Grande do Norte. No dia 16 de julho, o martírio aconteceu na capela de Nossa Senhora das Candeias, no engenho Cunhaú, município de Canguaretama, e, no dia 3 de outubro, na comunidade Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante. A beatificação ocorreu no dia 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro, em Roma, pelo Papa João Paulo II.

Celebrações em ação de graças

 

Na Arquidiocese de Natal, serão celebradas missas em ação de graças pela canonização, posteriormente.  No dia 28 de outubro, às 17h, a celebração será no monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo.

No dia 29, às 10h, a celebração será no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

No dia 4 de novembro, às 16h, a missa em ação de graças será celebrada na capela de Nossa Senhora das Candeias, na comunidade de Cunhaú, no município de Canguaretama, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Acessória de imprensa Arquidiocese de Natal 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.