Notícias da Diocese › 27/10/2015

Dom Magnus participa da reunião do Conselho Permanente da CNBB

conselhogeral

Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Nosso bispo diocesano, Dom Magnus Henrique, está reunido junto a demais membros do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na sede da entidade, em Brasília. O encontro teve início hoje (27), pela manhã e prosseguirá até a quinta-feira (29).

Participam ainda do Conselho a Presidência da CNBB (constituída pelo arcebispo de Brasília e presidente da entidade, dom Sérgio da Rocha; o arcebispo de Salvador e vice-presidente, dom Murilo Sebastião Krieger; o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral, dom Leonardo Steiner), os presidentes das doze Comissões Episcopais Pastorais e membros eleitos dos Conselhos Episcopais Regionais. Dom Magnus participa como representante do Regional Nordeste II que compreende os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Esta manhã, os bispos discutiram e aprovaram a pauta de trabalho e receberam o procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, que apresentou a análise de conjuntura.

Um dos temas tratados no encontro pelos bispos será a implementação dos decretos (Motu Proprio) do papa Francisco: Mitis Iudex Dominus Iesus (Senhor Jesus, manso juiz) e Mitis et misericors Iesus (Jesus, manso e misericordioso), que trazem mudanças no processo de nulidade matrimonial.

A pauta conta ainda com a organização da 54ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá de 5 a 15 de abril do próximo ano; Ano da Misericórdia; 300 anos do Encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, com apresentação do texto base.

O Conselho Permanente desfrutará na quarta-feira, 28, de um momento de partilha e comunhão fraterna com o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D´Aniello e ainda, a apresentação do relatório sobre a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família e encaminhamentos do Estudo 107A “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”, do documento sobre a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e do diretório da Pastoral da Educação.

Fonte: Diocese de Salgueiro

Foto: Site da CNBB