Notícias da Diocese › 14/07/2018

Encontro é parte do compromisso da Diocese de Salgueiro com a vivência participativa do Ano do Laicato

A Diocese de Salgueiro, com empenho e ardor missionário, realizou nos dias 14 é 15 de julho o seminário “Cristãos Leigos e Leigas Sujeitos na Igreja e na Sociedade – Participação Social e Política”, com o de objetivo refletir e aprofundar o compromisso laical do cristão católico fortalecendo a espiritualidade e promovendo uma maior participação do leigo e da leiga cristã na sociedade. Salgueiro e Ouricuri foram escolhidas para sediar o evento que inovou ao partilhar o mesmo cronograma de trabalho com duas localidades distintas.

O ano do laicato é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e teve início na Solenidade de Cristo Rei em 26 de novembro de 2017, com previsão de término para novembro de 2018. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. O Ano dos Leigos terá como objetivo geral celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

O Encontro contou com Assessoria de Laudelino Augusto que é Assessor da CNBB e foi realizado, primeiramente, no auditório do Seminário São João XXIII,(antigo CEPAMA), no dia 14, contando com a participação das Paróquias e Áreas Pastorais que integram a Coordenação da Forania São Marcos. No dia 15 foi a vez da cidade de Ouricuri que contou com o apaoio das Paróquias e Áreas Pastorais que integram as Foranias São Lucas e São Mateus. O seminário é uma das ações do Conselho Diocesano do Laicato da Diocese de Salgueiro em parceria com a Escola de Formação de Líderancas Cristãs na vivência do ano do Laicato.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.