E-mail: ovssalgueiro@gmail.com

Fundamentação canônica Cân. 232:

É dever e direito próprio e exclusivo da Igreja, formar os que se destinam aos Ministérios Sagrados. Cân. 233. A toda a comunidade cristã incumbe o dever de incentivar as vocações, para que se possa prover suficientemente às necessidades do ministério sagrado na Igreja toda; em especial, tem esse dever as famílias cristãs, os educadores e, de modo particular, os sacerdotes, principalmente os párocos. Os Bispos diocesanos, aos quais compete, antes de todos, cuidar da promoção das vocações, instruam o povo que lhes está confiado sobre a importância do ministério sagrado e sobre a necessidade de ministros na Igreja; suscitem e sustentem iniciativas para incentivar as vocações, especialmente com obras instituídas para isso.

Objetivo:

Rezar pelas vocações sacerdotais; auxiliar materialmente e espiritualmente os futuros sacerdotes e incentivar toda a comunidade cristã a despertar e desenvolver nas famílias o interesse pelas vocações sacerdotais. É um organismo diocesano que visa motivar o Povo de Deus a rezar pelo surgimento das Vocações Sacerdotais e, de forma generosa, contribuir financeiramente para a manutenção do Seminário. “É de grande urgência, sobretudo hoje, que se difunda e se radique a convicção de que todos os membros da Igreja, sem exceção, tenham a graça e o encargo de cuidar das vocações” (João Paulo II, 1992).

Passos para implantação:

1. Apresentação ao Clero

2. Divulgação nas paróquias

3. Cada paróquia deverá escolher dois ou três representantes (futuros zeladores).

4. Encontro com os representantes de cada paróquia.

5. Após o encontro, os representantes das paróquias continuarão o trabalho de divulgação e deverão suscitar representantes (futuros zeladores) em cada comunidade da paróquia.

6.Visita dos seminaristas às paróquias para implantação da OVS.

6.1. Realizar um encontro de formação com os zeladore;

6.2. Visitar as comunidades;

6.3. Suscitar sócios;

6.4. Cadastrar sócios e zeladores.

Para acompanhamento e consolidação

1. Definir um padre responsável para acompanhar o trabalho