Notícias da Diocese › 07/05/2018

Evento é parte do esforço da Igreja e dos fieis pela canonização do grande missionário do sertão

Foram quatro dias de confissões, oração do Santo Terço, Missas e contemplação ao Santuário. Houve testemunho e Louvor com Batista Lima e show cultural com Flávio Leandro. A festa em honra a Frei Damião na cidade de Ouricuri/PE, reuniu vistoso contingente de romeiros devotos do missionário franciscano, vindos de toda região do Araripe, Capital e outros estados. Entre os dias 3 e 6 de maio, o povo fiel clamou de Deus a graça de ver realizado o sonho da canonização deste que já é visto como santo.

Nascido com o nome de Pio Giannotti, Frei Damião foi ordenado frade da ordem dos Menores Capuchinhos (OFMCap) em 25 de agosto de 1923 na Itália. Veio para o Brasil em 1931 estabelecendo-se em Recife onde iniciou sua pregação. Em 27 de setembro de 1977, recebeu o título de Cidadão de Pernambuco e, em 4 de maio de 1995, o título de Cidadão Recifense. Frei Damião é o maior disseminador das “santas missões” pelo interior do Nordeste, que eram um tipo de cruzada missionária pelas cidades nordestinas que chegavam a durar dias. Nessas ocasiões, era armado um palanque ao ar livre com vários alto-falantes onde o frade transmitia os seus sermões. Nunca abandonou suas caminhadas e romarias, sempre acompanhado de um terço e um crucifixo. Só parou poucos meses antes de falecer no Hospital Português do recife em 31 de maio de 1997, devido ao agravamento de seu problema na coluna vertebral, fruto da má postura de toda a vida. Seu corpo está sepultado no Convento de São Félix, palco de visitas e veneração até hoje.

Várias lideranças religiosas e políticas foram homenagear Frei Damião e levaram consigo importantes conquistas para o Santuário Memorial. Dentre as mais expressivas está a cessão de um terreno vizinho ao do memorial por parte da prefeitura municipal, mais a doação de um milhão de reais para custear a conclusão das obras e eventuais necessidades, conseguida através de emenda interposta na Assembleia Legislativa do Estado pelo Deputado Estadual Kaio Maniçoba. Vários padres da Diocese de Salgueiro celebraram nas noites de novena, dentre eles o Chanceler da Cúria, Pe. José Nilton Matias, Pe. Vicente de Paulo (Padre Paulinho) da Paróquia Nsa. Sra. do Carmo também em Ouricuri, e os próprios frades que lá residem com destaque a figura do Provincial dos Capuchinhos, Frei Franklin.

Por: PASCOM – Diocese de Salgueiro

Imagens: PASCOM – Ouricuri

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.