Notícias da Diocese › 13/12/2018

Frequência FM representa ruptura e renovação na história da primeira emissora de rádio de Salgueiro

Na festa da proclamação da Independência do Brasil, aos 07 dias do mês de setembro de 1984, na presença de autoridades políticas e religiosas e do povo ansioso, a Rádio Asa Branca AM 1570khz soltava nos ares as primeiras ondas de sua programação, enquanto o o rei do baião, Luiz Gonzaga, unia sua voz a voz dos salgueirenses dando as boas vindas àquela que era a pioneira da comunicação na região do sertão central. E foi assim que há 34 anos esta rádio começava a escrever sua história. Entre sucesso e dificuldade, a Asa Branca se manteve altiva, respeitada especialmente dentre as novas FM que surgiam em Salgueiro, cujos profissionais da comunicação haviam bebido na fonte da até então única rádio AM na região.

Com o tempo, a emissora fundada pelos sócios Mansueto de Lavor, José Tavares de Sá, Eurico Parente Muniz, Antonio José de Sousa e Abdoral Pereira, passara definitivamente para as mãos de ou sócia e parceira: a Diocese de Petrolina. No entanto, ao se tornar diocese, Salgueiro recebeu desta última a missão de manter nos trilhos este patrimônio da comunicação local. Como é característico das figuras de sucesso, as dificuldades pareciam não desaparecer, mas o empenho dos novos pastores foi tal que, aos poucos, as pedras no caminho se transformaram em tijolos para a construção de outro sonho. A rádio, agora católica, já havia mudado de prédio ganhando uma estrutura mais moderna e eficiente, não mais no alto do curtume onde se localizava, mas no centro, por trás da Catedral de Santo Antônio; agora, a missão era maior: mudar a frequência de AM para FM.

Assim chegamos a razão desta notícia. Finalmente, após anos de batalha, o governo federal concedeu a autorização para transferência de frequência. Surgia um novo desafio, adquirir a aparelhagem necessária para viabilizar a troca. Desafio superado, aos 09 dias do mês de dezembro do ano de 2018, em Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Magnus Henrique Lopes, aquela que levara o nome do hino do nordeste passava a funcionar na frequência 91.5 FM. Foi debaixo de chuva que o bispo e parte de seu clero anunciaram não só a nova onda, como a nova programação que conta agora com 24h de conteúdo.Devido a chuva que caia, a missa campal foi transferida para o interior da Catedral onde profissionais consagrados do rádio municipal como Ednaldo Barros e Paulo Barbosa, contaram um pouco da sua trajetória junto a Asa Branca e o que ela significa para suas vidas e para a cidade.

Vale salientar que desde o ano passado, 2017, a administração da rádio está nas mãos da Comunidade Boa Nova, responsável também pela Casa de Acolhimento aos Dependentes Químicos São Francisco de Assis, cujo trabalho tem dado novo vigor e uma roupagem mais próxima da proposta evangelizadora da emissora diocesana. Abaixo, segue a lista completa com a nova programação e os horários para que você possa ouvir, a partir de agora, do seu carro, smartphone, na sua casa ou trabalho.

Na grade de programas de segunda a sexta o primeiro ao vivo do dia será o “Forrozão Asa Branca” e terá entretenimento e músicas de forró pé-de-serra na apresentação do radialista Luiz Carlos Monteiro, a atração irá ao AR das 5h às 7h.

Logo após os comunicadores Thiago Lima e Kamila Tavares apresentam o “Café com Notícia”, que trará às primeiras informações da manhã, com ênfase para o noticiário local e pelo estado. E vai ao ar das 7h às 7h30. Dando sequência a programação virá o programa “Manhã da Gente”, com apresentação de Thiago Lima. Essa é uma das apostas da Asa Branca FM. Ele terá informações, oração, músicas e entrevistas de segunda a sexta. Todos os assuntos de entrevistas serão debatidos nesse programa. Temas como: saúde, política, música e assuntos locais serão expostos no Manhã da Gente, além de quadro para reclamações dos cidadãos.

Ainda durante o período matinal, seguirá a parceria da rádio com a Rede Evangelizar, que gera o programa “Experiência de Deus” com Padre Reginaldo Manzotti. O ouvinte poderá acompanhar de segunda a sábado às 10h.

O “Estação Asa Branca” continuará na FM, mas com uma nova apresentação e roupagem diferente. A radialista Paula Silva apresentará o programa que terá entretenimento, músicas, participações dos ouvintes e formações católicas. Quem chega mais cedo na programação FM é o Padre João Carlos que começará o “Tempo de Paz” às 13h. Em seguida às 14h vem o “Alegria no Ar”, estreante da nova grade. Ele será apresentado por Rickson Bruno e Joanny Deise e terá músicas católicas, o terço da divina misericórdia, evangelho e informações da Igreja Católica.

O final de tarde será com forró-pé-de-serra, às 16h começará o “Forrozão Asa Branca – Parte II” e terá a estreia na emissora do músico Herinho Monteiro. Já às 18h é momento do programa “Com o terço na mão” e terá Joanny Deise no comando. O romantismo estará no ar a partir das 20h no “A noite é sua” com Luiz Carlos Monteiro.

O último programa ao vivo será “A boa nova pra você”, grupo de oração a partir das 22h com Kamila Tavares. A partir da 0h começa o programa “Iluminados pela palavra” com pregadores católicos. 1h terá o “Hora cheia”, espaço com músicas católicas. 2h “Ofício de Nossa Senhora” da Comunidade Shalom. 3h “Hora da Misericórdia” com a comunidade Canção Nova. Já às 4h o programa “Curados pela palavra” com pregadores católicos. A grade da madrugada será a mesma nos finais de semana.

Aos sábados a programação terá às 6h o “Anunciando a Boa Nova” com a Comunidade Boa Nova. Na sequência vêm “A voz do Seminário” às 7h, “Whatsapp da Semana” com músicas mais pedidas às 8h. Já às 9h “De Coração a Coração” com o Apostolado da oração. Padre Reginaldo apresenta às 10h o “Experiência de Deus” e às 11h o “Fé em debate”.

Seguindo o roteiro do dia, às 12h o “Programa Expressão” da Escola Paulo Freire. Às 13 “Só MPB”, às 14h o “Lamparina” produzido pelo IF-Sertão campus Salgueiro. O “Igreja em missão” com Padre Romilson Lima chegará mais cedo às 15h e na sequência às 16h o “Hora da Fé” da Paróquia Santa Cruz. o “Hora Cheia” será às 17h. O “Ofício de Nossa Senhora” às 18h com a Comunidade Shalom. Quem gosta de novelas poderá ouvir às 19h o “Especial de Novelas” com músicas do gênero. Logo após vem o “Paradão Sertanejo”. Já às 22h “A hora do rei” e depois músicas internacionais.

Aos domingos às 6h “Pelas Veredas do Sertão” com Cassimiro Veredas irá ao ar até às 8h. O “Programa Mãe da Vitória” é o próximo às 8h. Durante o domingo programas musicais e pregações serão veiculados, além da transmissão de duas missas: às 9h na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e às 19h na Catedral de Santo Antônio.

Sintonize na Rádio Católica Asa Branca FM, 91.5 de Salgueiro, levando a boa nova até você!

Com informações do site loucosporradio.com

Por: PASCOM – Diocese de Salgueiro

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.