Comunidade Católica Boa nova

Casa de Acolhimento São Francisco de Assis - Rod. Br 116, s/n Centro - Salgueiro - CEP. 56000-000

Telefone: (81) 3423 3030 / 3524 3115
E-mail: faleconosco@comboanova.com
Site: http://comboanova.com/

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor. (Lc 4,18-19)” Somos uma COMUNIDADE CATÓLICA DE VIDA E ALIANÇA, uma expressão de vida fraterna e missionária, segundo a espiritualidade das Novas Comunidades, conforme as diretrizes que emanam de documentos pontifícios.

Somos leigos(as), celibatários(as), e sacerdotes vivendo a comunhão eclesial segundo o carisma Boa Nova, preservando a índole própria de cada vocação particular, caminhando em harmonia com as diversas condições e formas de vida de cada pessoa na Obra (matrimônio, viuvez, celibato, solteiros, ministério ordenado, situação profissional e educacional).

A partir da experiência da efusão do Espirito, um grupo de casais começou a reunir-se em novembro de 1989, na casa de um dos membros para vivenciar o que Deus tinha realizado em seus corações e escutar o que mais Ele queria de nós. O grupo foi crescendo e logo foi se organizando como associação de fieis leigos, sob o acompanhamento de um sacerdote carmelita, Frei Geraldo de Araújo Lima, que os acolheu e acompanhou nos primeiros passos. Com fazíamos parte da Paroquia Nossa Senhora da Piedade, ele nos integrou nela e permitiu que alugássemos uma casa onde pudemos com a benção do bispo auxiliar, Dom Hilário Mozer, desenvolver a espiritualidade carismática com encontros, retiros, atendimentos a casais, jovens e pessoas necessitadas. Anda não tínhamos a clareza do que Deus queria, mas sentíamos que era algo maior do que nós. Sem a clareza de que surgia uma fundação, uma nova comunidade, com minha família fui morar na casa devido um chamado que me inquietava, profetizado há muitos anos atrás pelo Pe. Jonas Abib e que naquele momento se confirmava

Em discernimento o nome da comunidade surgiu e apontou o caminho para nós. A palavra que move e revela o nome, o carisma e a missão: “O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade; Proclamar um ano de graças da parte do Senhor, e um dia de vingança de nosso Deus; consolar todos os aflitos”.(Isaias 61)

O nome BOA NOVA saltou aos nossos olhos e o acolhemos com alegria. Entendemos que somos chamados a ser uma boa noticia para o mundo, uma comunidade de ANÚNCIO, CURA E LIBERTAÇÃO. Exercemos um ministério de pregação, cura interior e libertação dentro dos moldes da Renovação Carismática Católica durante muitos anos seguintes.

De 1989 a 1996 existíamos somente como comunidade de Aliança, cada um de nós dividindo as responsabilidades comunitárias e atendendo as necessidades familiares e profissionais no mundo secular. Em 1999 disponibilizamos nossos bens e iniciamos uma grande campanha para adquirir as terras que hoje temos como sede e casa-mãe. Foi um novo tempo e com alguns casais e já com alguns jovens vocacionados viemos morar no novo espaço concedido pela graça de Deus.

Em 2006 fomos questionados por um dos jovens, acolhido como vocacionado, porque nao abríamos espaço para acolher outros como ele que tinha sido um dependente químico e ajudado pelo carisma Boa Nova agora era um consagrado. Em discernimento de oração entendemos a partir da parábola do Bom Samaritano o chamado do Senhor para acolher os caídos e Ele nos convenceu de que SOMOS A HOSPEDARIA, onde Ele traz os meio-mortos para que cuidemos. O grande desafio foi acolher esses irmãos, PARA VIVER CONOSCO.

Em 2011, após 22 anos de caminhada, fomos reconhecidos canonicamente e de forma definitiva, na nossa diocese de origem, através de Dom Fernando Saburido. Esse reconhecimento nos animou e nos colocou em linha com a Fraternidade Católica rumo ao coração da Igreja.

Baluartes

São Bento, São Francisco e Santa Teresinha

Comunidade de Vida

Os Missionários na Comunidade de Vida são aqueles que, inspirados pelo Espírito Santo, decidem orientar a vida para Deus de uma forma definitiva, investindo todo o ser, capacidades, bens, tempo e serviço ao Senhor, numa entrega total de vida.

Comunidade de aliança

Os Missionários na Aliança se comprometem com a Obra Boa Nova sem abandonar o mundo secular, fazendo da comunidade uma extensão de suas vidas. Desta forma, procuram viver intensamente a comunidade nas tarefas e compromissos assumidos na sociedade, ao mesmo tempo em que dão testemunho do evangelho no mundo do trabalho e da família.

Carisma e Missão

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a BOA NOVA aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para proclamar um ano de graças da parte do Senhor,…; consolar todos os aflitos.” Isaías 61,1-2.