Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Rua Joaquim Nabuco, S/N - Centro, Cedro – PE Cep: 56130 – 000

Telefone: (87) 3889 – 1244
E-mail: pnspscedro@hotmail.com

Horário de funcionamento da secretaria paroquial: de segunda a sexta, de 07h30min às 11h30min.

Relatos informam que a construção da primeira capela de Cedro foi em 1913, pelo Padre Sizenando de Sá Barreto tendo sido, nesse mesmo ano, consagrada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Sem esquecer que antes do Padre Sizenando, passou por aqui o Padre Esmeraldo, sendo o primeiro Padre a atender esta comunidade.

Segundo relatos dos nossos moradores mais antigos, a imagem de Nossa Senhora chega a capelinha e desde então, a FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO vem sendo anualmente realizada no dia 24 do mês de setembro de cada ano.

Em 1935, Padre Manoel Firmino autoriza a reconstrução da Capela e em 1961 é mais uma vez demolida, terminando sua construção no ano de 1966, sendo que a bênção da Igreja aconteceu no dia 25 de setembro do mesmo ano, por Dom Antônio Campelo de Aragão, Bispo da Diocese de Petrolina.

No dia 20 de abril de 1993 a nossa Igreja foi demolida mais uma vez. Sob direção do Padre Lino e com  a ajuda da comunidade, dos irmãos de outros países e as pastorais que já existiam na futura Paróquia a igreja foi reconstruída sendo concluído o trabalho em 30 de setembro de 1994.

No dia 08 de outubro de 1994, aconteceu a bênção da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pelo Bispo Diocesano de Petrolina Dom Frei Paulo Cardoso, com a presença do Padre Remir da Paróquia de santo antonio em Salgueiro e Padre Lino da Paróquia Imaculada Conceição de Serrita ao qual cedro era comunidade.

A partir de agora inicia mais uma etapa na vida da comunidade, a caminhada na missão e organização para se tornar uma Paróquia. Nesta caminhada houve a criação de pastorais, as missões realizadas de diversas formas, encontros de formações e ações concretas, como o empenho na construção do Centro Pastoral, sendo este concluído no ano de 1997. A obra mais uma vez sob a coordenação de Padre Lino e ajuda financeira da comunidade cedrense e de irmãos de fé de outros países.

No dia 24 de junho de 1998 houve o Decreto de ereção de quase Paróquia e Provisão Canônica, sendo que o Padre Lino Della Morte, Servo da Caridade, passou a ser o administrador paroquial da quase Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o Padre Gaetano Chinaglia, Servo da Caridade, Vigário Paroquial para assistir e abençoar matrimônios. Em 27 de outubro de 1998 foi erigida Paróquia, sendo esta desmembrada da Paróquia de Serrita. Padre Lino foi nomeado o primeiro Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Atualmente a comunidade paróquial é administrada por o padre Damião Cleber Leal que assumiu no dia ……..

Vários padres já passaram pela nossa comunidade, totalizando vinte padres do ano de 1913 ao ano de 2015, sendo eles respectivamente: Padre Esmeraldo, Padre Sizenando de Sá Barreto, Padre Manoel Firmino, Padre Mariano, Padre Silvino, Padre Antônio Boot, Padre João, Padre Dionísio, Padre Renato, Padre Domingo Dourado, Padre Aurino, Padre João Câncio, Padre Luciano, Padre José Maria, Padre Manoel Garcia, Padre Remi de Vettor, Padre Lino Loreto Della Morte, Padre Manoel de Souza e o Padre Clebe Pereira de Menezes.

No ano de 2013 completou 100 anos da entronização da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nossa Excelsa Padroeira a qual rogamos intercessão pela nossa Paróquia que atualmente possui 22 Pastorais e Movimentos e 34 comunidades.