Paróquia São Sebastião

Administrador :
Telefone: (87) 3874 - 1090
E-mail: paroquiasaosebastiao1847@hotmail.com

Horário das atividades na Igreja Matriz:

Segunda –feira

19h30 – Terço dos Homens

Quarta – feira

19h30 –  Grupo de Oração Kadosh

Quinta- feira

19h30 –  Adoração,

Sexta – feira

09hs00 –  confissões

15hs00 – Terço da Misericórdia

19h30 – Escola Franciscana de Meditação

06hs00 Oficio da Imaculada Conceição

07h30 Missa dos feirantes

15hs00 e as 18hs00  – casamento

08hs00 – Missa

09h30 – Batizados

19h30 – Missa

Atendimento da secretaria paroquial:

Segunda á Sexta das 08hs00 ás 12hs00 e das 14hs00 ás 17hs00

Sábado das 08hs00 ás 12hs00.

A Paróquia de São Sebastião se Ouricuri foi criada no dia 30 de  Abril de 1844 tendo como seu primeiro pároco colado o Padre José Inácio Pereira do Lago onde permaneceu até à sua morte em 04 de fevereiro de 1854. Pe. Antônio Tomás de Aquino – Foi coadjutor do Pe. Lago, aproximadamente, de 26.07.1851 até 1854. Com o falecimento do Pe. Lago, o padre Aquino assumiu a freguesia de São Sebastião do Ouricuri como vigário Encomendado até, aproximadamente, 10 de novembro de 1854, quando assinou registro de batismo. Ao chegar o Pe. Francisco Pedro da Silva, ele voltou a exercer o cargo de coadjutor, permanecendo assim até, pelo menos, 02.07.1858 quando batizou. Após, aproximadamente oito anos, atendendo pastoralmente à população católica do sertão do Ouricuri.

Vale salientar que Ouricuri está localizado no Sertão do Araripe. O município ocupa uma área de 2.373,9 Km² e representa 2,25% do Estado de Pernambuco.

Seu nome provém da denominação popular da palmeira Syagrus coronata, nativa da Região Nordeste. O município de Ouricuri surgiu no século XIX. Oriundas de uma fazenda de gado, suas terras pertenciam a Brígida Alencar, que não podendo cultivá-las sozinha, resolveu vendê-las, sendo uma parte destas adquirida pelo casal João Goulart e Maria Goulart, que se fixou na mesma e a denominou Fazenda Tamboril. João e Maria foram, assim, os primeiros habitantes de Ouricuri.

Instalados na propriedade, iniciaram o cultivo da terra e desenvolveram a criação de gado. Com o decorrer do desenvolvimento da pecuária, notaram a existência de uma área, dentro da propriedade, onde o pasto natural era bem mais abundante, então deslocaram o gado para este local, que dominaram de Aricuri. Com o progresso da propriedade e a grande hospitalidade do casal, começaram a convergir novos moradores, iniciando-se assim, a povoação da nova comunidade. Com a chegada do padre Francisco Pedro da Silva a Aricuri, vindo da cidade de Souza, na Paraíba, que logo procurou a viúva dona Maria Goulart, para comprar parte de suas terras, com o objetivo de erguer uma igreja maior em homenagem a São Sebastião. No documento das terras, o vigário mudou a denominação de Aricuri para Ouricuri.

O desenvolvimento da região decorreu em face das atividades agropecuárias e religiosas, pois, com a produção de gado veio o intercâmbio comercial e pela fé o contato com o povo na propagação da religião católica, foi criado o distrito, que foi elevado à categoria de vila em 1849. Em 1893 tornou-se município autônomo. Em 14 de maio de 1903 foi elevado à categoria de cidade. Tendo como maior festa do município São Sebastião e São Brás.

PADRES

24° Frei Marcelino Pedro da Silva

Bibliografia:

Pesquisa no livreto de Francisco José Pereira Cavalcante,

Os padres da Paróquia de São Sebastião de Ouricuri.

Petrolina, 2006. e  Artigos diversos.

Interior da Igreja Matriz de São Sebastião em Ouricuri – PE