Segundo dia da Assembleia de Pastoral Debate Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil

DSC_3533O segundo dia da V Assembleia Diocesana de Pastoral, 07 de novembro, foi marcado por uma intensa programação. Foram muitas as reflexões, debates e estudos acerca do tema proposto. Durante a manhã tivemos a oração matinal sob condução da Pastoral da Família Diocesana e logo em seguida tivemos sob a orientação do assessor, Padre Izidorio, a apresentação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2015/2019, que ocupou a primeira parte da manhã. No segundo momento tivemos a apresentação do subsídio para o trabalho em grupo, que foi realizado na parte da tarde. O subsidio estava divido em ações por comissões pastorais.

DSC_3549Em sua apresentação acerca das DGAE, o Padre Izidorio apresentou os seus dois primeiros capítulos, ressaltando o objetivo geral que é o de evangelizar tendo como primeiro elemento o fixar-se a JESUS CRISTO. As diretrizes apresentam três características essenciais da Igreja: Discípula, Missionária, Profética. “Jamais seremos cristãos sem essas três experiências”. Uma Igreja Missionária é a experiência íntima com Cristo, encontrando e partilhando da alegria de encontrar o Senhor. A Igreja, também deve ser profética, anunciando e testemunhar a verdade do Evangelho, diante da humanidade. “É importante não confundir profecia com discurso!”, afirma. No tocante a uma Igreja em saída, ele nos diz que: “Não é possível ser discípulo missionário e não ter um vínculo afetivo e efetivo com uma comunidade cristã”. Relativo a atitude dos discípulos missionários, eles, devem “assumir corajosamente o que Deus quer de nós, buscando ouvir o que Deus pede de nós”, ressalta.

Durante a tarde a assembleia foi dividida em 10 grupos para a avaliação e reflexão acerca das pistas de ações para o próximo plano diocesano de pastoral 2016/2019. Após o debate em grupo, foi feita a votação das propostas na grande plenária conduzida pelo Pe. Izidorio.

Fotos: Netinho Freitas

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.