Notícias da Diocese › 18/02/2017

Seminário é dedicado ao ensino básico dos vocacionados em preparação para a filosofia e teologia

A Diocese de Salgueiro deu um importante passo na sua caminha de pouco mais de seis anos no sertão pernambucano ao inaugurar nesta última quinta-feira, 16 de fevereiro, na cidade de Salgueiro/PE, sede do Governo Episcopal, o Seminário Propedêutico São João XXIII responsável pelo ensino introdutório dos candidatos ao sacerdócio para a entrada definitiva no seminário maior de teologia e filosofia. O espaço educativo funciona no Centro Pastoral Mandacaru – CEPAMA, localizado na BR 116, próximo ao campo de aviação, onde também opera a Casa de Acolhimento para Dependentes Químicos São Francisco de Assis. Tem como primeiro reitor o seminarista Edilson José Rodrigues, que concluiu a teologia no final de 2016 e se prepara para as ordenações que devem acontecer ainda este ano. O ensino propedêutico é salutar ao discernimento do vocacionado por introduzi-lo no ritmo da vida acadêmica, da vida de oração, comunitária e fraterna e do amadurecimento humano-afetivo que será vivido mais intensamente na sua estadia definitiva no seminário maior que, no caso da igreja particular de Salgueiro, é o Inter-diocesano de Caruaru/PE onde são lecionadas as disciplinas de filosofia e teologia.

A inauguração teve início por volta das 10h com a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Magnus Henrique Lopes e concelebrada por todo o seu clero na capela que atende tanto ao seminário como a casa de acolhimento. Representantes de todas as paróquias, familiares e amigos dos seminaristas acompanharam este momento histórico, além de virem depositar, com amor e esperança, nas mãos de Deus e da Igreja a vida e o destino de seus amados jovens. As aulas, que já começaram, serão pela manhã compreendendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Latim, Catecismo e Introdução às Sagradas Escrituras. Atualmente dez jovens residem neste seminário provenientes de algumas das paróquias que compõem a diocese. Sua rotina será preenchida entre estudos, serviços domésticos e atividades pastorais no âmbito da Sé Episcopal.

Entre os membros do clero diocesano presentes na inauguração estavam três que, neste ano de 2017, comemoram cinquenta anos de vida sacerdotal. São eles: Pe. Remi de Vettor, da Congregação dos Servos da Caridade e ex-pároco da, hoje, Catedral de Santo Antônio, Pe. Reginaldo, outrora administrador da Paróquia Senhora Sant’Ana de Parnamirim e Pe. Antônio Pizzuto, também Servo da Caridade, pároco de Verdejante/PE. Suas vidas são exemplo de dedicação e respeito para com o sacerdócio e de amor desinteressado por esta região na qual depositaram seus esforços, seu coração.

O Seminário Propedêutico São João XXIII é uma obra de zelo e compromisso da Diocese de Salgueiro com as vocações, uma forma autêntica de atender ao chamado feito por Cristo em Mateus 28:19 onde diz: “ide, fazei discípulos entre todas as nações”.

Por: PASCOM – Diocese de Salgueiro

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.