Notícias da Diocese › 16/07/2015

Vigário-Geral da Diocese de Salgueiro Comemora Aniversário de Ordenação Sacerdotal

20150615073504 (1)Padre José Gilson da Costa ou Pe. Gilson como é conhecido, nasceu aos 07 de julho de 1968, em Poço Dantas no município de Santa Cruz da Venerada- PE. Filho de João Granja Costa e Alzira Granja Costa, cursou a primeira fase do ensino fundamental no Grupo Escolar de Poço Dantas, concluindo-o em Petrolina na Escola João Barracão. Desde jovem já demonstrava especial carinho e dedicação para com as coisas do alto, tanto que é o chamado a vida sacerdotal se deu em certa ocasião ao contemplar a beleza litúrgica do Santo Sacrifício da Missa: “Senti-me chamado na participação de uma missa celebrada em Poço Dantas, município de Santa Cruz, pelo então bispo diocesano Dom Gerardo Andrade Pontes. A beleza da celebração e dos paramentos em princípio me despertaram para o seguimento a Jesus Cristo”, afirmou.

Assim, iniciou acompanhamento vocacional com o Monsenhor Gonçalo Pereira Lima e também com o Professor Luis Correia de Santana, mas, foi em 01 de abril de 1986 que ingressou no Seminário São José de Petrolina, inicialmente chamado de Centro de Formação Missionária. A primeira turma era formada por 11 jovens das diversas paróquias da Diocese de Petrolina. Porém, o jovem José Gilson havia perdido alguns anos de sua formação basilar e para prosseguir com os estudos no seminário, precisou fazer o supletivo por dois anos em forma de módulos. As dificuldades pareciam não intimidar o determinado rapaz.

Durante o período de formação pastoral, atuou nas seguintes paróquias: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Juiz de Fora/MG; Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Projeto Fulgêncio, Santa Maria da Boa Vista, Diocese de Petrolina e Paróquia São Paulo Apóstolo em Areia Branca, Petrolina.

Em 1992 cursou Filosofia pelo Seminário Nossa Senhora da Assunção em Maceió/AL e Teologia pelo Seminário Santo Antônio de Juiz de Fora – MG, de 1995 à 1999 ano de sua ordenação diaconal pelas mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom Paulo Cardoso da Silva, então bispo de Petrolina, aos 02 de dezembro de 1999. Foi ordenado Presbítero da Santa Igreja Católica pelo mesmo Dom Paulo Cardoso em 15 de julho de 2000, mesmo dia em que recebeu o sacramento do Santo Batismo ainda criança e atualmente exerce o cargo de Vigário-Geral da Diocese de Salgueiro e pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus em Moreilândia.

Parabéns Pe. José Gilson pelo seu “sim” dado a Deus e pelo trabalho ofertado durante toda sua vida a messe do Senhor!

Segue abaixo a lista de todos os lugares onde Pe. Gilson exerceu seu ministério sacerdotal até o presente momento.

Paróquia: Nossa Senhora do Carmo;  Cidade: Santa Maria da Boa Vista

Diocese: Petrolina/PE