958

São Sebastião, mártir da Igreja

Quem foi São Sebastião?
São Sebastião, desde a sua infância tinha virtudes de generosidade, recebeu o batismo cristão e guardou bem a sua fé. Entrou para o exército do Império Romano, mesmo consciente das perseguições cristãs da época. Pregava o evangelho aos presos e companheiros de trabalho.

Apesar de correr risco de vida, São Sebastião continuou a levar a boa nova e testemunhar o Cristo, no entanto, um soldado o denunciou ao imperador. Questionado, São Sebastião manteve-se firme, não negou ser cristão e afirmou ser necessário denunciar injustiças, paganismos e anunciar o Reino de Deus. O imperador, furioso mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas, até o ponto de pensarem que estava morto. Porém, uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e viu que estava vivo. Ela passou a cuidar de suas feridas.

Após restabelecer a saúde, foi até o imperador e se apresentou a ele, pois queria o seu bem e de todo o império. Evangelizou e testemunhou Jesus Cristo por um determinado tempo, mas no ano de 288 foi martirizado brutalmente e seu corpo jogado nos esgotos de Roma, uma outra mulher o recolheu e deu sepulturas onde hoje estão as catacumbas de São Sebastião, em Roma.

 

Devoção a São Sebastião na Diocese de Salgueiro:

Na Diocese de Salgueiro, a devoção por este mártir da Igreja é tão intensa que há 3 paróquias cujo o santo é padroeiro: em Ouricuri/PE, em Terra Nova/PE e em Umãs – Distrito de Salgueiro/PE, além de uma área pastoral em Mangueira, Distrito de Trindade/PE.

As paróquias estão em festa desde o dia 10 de janeiro e a programação estende-se até o dia 20, dia votivo a São Sebastião. Ouricuri tem por tema “São Sebastião: modelo de fé, esperança e caridade”; Terra Nova “Viva pela fé no filho de Deus”; Umãs: “São Sebastião soldado da Fé e da Esperança”; em Trindade, a Área Pastoral São Sebastião: “A ti, santo, hoje te damos louvores, grande mártir, São Sebastião.”

Na abertura da festa, a Paróquia São Sebastião de Umãs, localizada a aproximadamente 30km da Sede, Salgueiro/PE, ganhou o novo brasão paroquial que expressa a fé do povo desde a origem da comunidade aos dias atuais. O brasão enfatiza as flechas do martírio do santo, a cruz de Cristo, o saco de farinha, que simboliza o nascimento da fé no Distrito, nele foi encontrado a imagem do Bom Jesus, também está presente a silhueta da Igreja Matriz de Umãs e o sol, representando a luz divina. Além desses elementos, o brasão apresenta símbolos da região que caracterizam ainda mais o Distrito de Umãs, tais como as serras localizadas ao redor da comunidade, o cacto que representa o sertão nordestino.

 

 

 

Para conferir a programação completa das paróquias, acompanhe pelo Instagram:

Ouricuri: @pascomouricuri
Terra Nova: @pascomsaosebastiaotn
Umãs: @parosaosebastiaoumas
Mangueira/Trindade: @comun_saosebastiao

 

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2023-01/cardeal-tempesta-sebastiao-vocacionado-missao.html

Compartilhar: