De 18 a 23 de agosto, Fortaleza (CE) sediou o Nordestão dos Presbíteros, um dos principais encontro de formação e integração do clero da Região Nordeste do Brasil. Representando a Diocese de Salgueiro, participaram os padres Romilson e Lindovaldo. Durante o evento, os sacerdotes foram convidados a refletir sobre a Esperança. Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília foi o principal assessor do encontro.
A abertura foi marcada por uma missa na Igreja de Santa Luzia, no bairro Meireles, presidida pelo bispo da Diocese do Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, presidente do Regional Nordeste 1 da CNBB.
Em sua homilia, o bispo reforçou o chamado à esperança: “O presbítero é aquele que precisa peregrinar todos os dias para mostrar ao povo de Deus a nossa caminhada para Jesus Cristo. Contudo, esta peregrinação deve ser marcada pela esperança, apesar dos revezes da vida”.
Dom Ricardo Hoepers, responsável pela assessoria do encontro, destacou o objetivo das reflexões desses dias: “Vislumbrando a perspectiva deste ano jubilar, queremos trazer para o coração de cada presbítero presente a alegria de servirmos a Deus, a beleza da vocação e os desafios que o mundo contemporâneo nos interpela”.
Os sacerdotes realizaram uma peregrinação à Catedral Metropolitana de Fortaleza. Ao chegarem à Catedral, os clérigos foram acolhidos por Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo de Fortaleza. A Santa Eucaristia, foi presidida por Dom Gregório e concelebrada por Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, juntamente com os demais bispos presentes no encontro
O evento é organizado pela Comissão Regional de Presbíteros do NE1, que abrange as dioceses cearenses, em parceria com os regionais NE2, NE3, NE4 e NE5. Além do aspecto formativo, o Nordestão fortalece a comunhão entre os padres, incentivando a partilha de experiências e o aprofundamento da vocação sacerdotal.
A próxima edição do Nordestão dos Presbíteros, tem previsão de acontecer em 2027, na capital pernambucana, Recife – no Regional Nordeste 2.














Fonte e fotos: Arquidiocese de Fortaleza