Tendo empossado seu segundo bispo no dia 1 de julho, o clero diocesano de Salgueiro, a fim de descansar e se reabastecer espiritualmente após tanta agitação, retirou-se à Diocese de Pesqueira/PE para, junto ao clero de lá, vivenciar uma semana de formação e confraternização entre os dias 3 e 6 de julho. Sensível as carências psicológicas e afetivas dos padres no mundo hodierno, que levam tantas vezes a medidas extremas como o suicídio, foi escolhido para este retiro o tema “cuidando da saúde mental e prevenindo o suicídio entre padres”.
O retiro foi realizado no Seminário São José daquela mesma diocese e conduzido pelo Pe. Lício Araújo Vale que é padre na Diocese de São Miguel Paulista (SP), educador e palestrante. Licenciado em filosofia pela PUC-SP e graduado em teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP). Qualificado em Suicídio e Automutilação pela UNIPAR, Especializado em Prevenção ao Suicídio pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pesquisador sobre luto e valorização à vida. Foi secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB (SP) por oito anos (1996-2003). Já ministrou cursos e palestras sobre suicídio no Brasil e no exterior. Atualmente é pároco da Paróquia Sagrada Família de Vila Praia, São Paulo (SP), e membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio (ABEPS), membro da Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias (ISSUP), entidade essa que é apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização dos Estados Americanos (OEA).
Este momento também foi de salutar importância no sentido de que pode permitir ao novo bispo de Salgueiro, Dom José Vicente, familiarizar-se um pouco com seus filhos espirituais, ouvi-los e traçar metas pastorais para os próximos anos.
Por: PASCOM – Diocese de Salgueiro