O Colégio dos Consultores da Diocese de Salgueiro, convocado apenas em caso de vacância do trono episcopal, elegeu na noite desta segunda-feira, 21/02, o primeiro Administrador Diocesano desta porção do povo de Deus. Pe. Gilson, outrora Vigário Geral da diocese é, a partir deste momento, a autoridade máxima em toda esta circunscrição até que o bom Deus providencie um novo bispo. A formação deste colégio compõe sete padres, os quais são: Pe. José Rogério, Pe. Clebe Menezes, Pe. Severino Coelho, Pe. Edilson José, Pe. José Nilton, Pe. Gilson e Pe. Domingos Malan. Esse último, por ter o maior tempo de ordenação presbiteral deve convocar a reunião para eleição do administrador, como de fato aconteceu.
Em termos canônicos, o administrador diocesano deve residir no território diocesano e ser um sacerdote com mais de 35 anos e destacado na doutrina e na prudência. Após eleito, o Colégio dos Consultores deve enviar uma cópia da reunião de escolha para a Nunciatura Apostólica e apresentar o administrador numa missa. “O Administrador diocesano tem os direitos e goza da potestade do Bispo diocesano, com exclusão de tudo aquilo que por sua mesma natureza ou pelo direito canônico esteja excetuado” (427§1). Em Sinodalidade com o Colégio dos Consultores, o Administrador Diocesano deve manter a comunhão entre os presbíteros e zelar pelos bens diocesanos.
Pe. José Gilson da Costa é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Ouricuri, foi Vigário Geral da diocese durante o pastoreio de Dom Magnus e administrador da Catedral entre os anos de 2011 e 2013. O comunicado oficial da diocese informando sua escolha para cuidar dos assuntos burocráticos deste torrão até que venha um novo bispo pode ser lido ao lado. Rezemos para que o governo de Pe. Gilson seja frutuoso e que ele possa, com a força do Espírito Santo, agir com firmeza e paternidade pelo tempo que o Senhor assim determinar.
Por: PASCOM – Diocese de Salgueiro