Após 30 dias de devoção, novenas, romarias, peregrinações e súplicas, muitas das comunidades e paróquias do imenso sertão pernambucano celebraram a Coroação da Virgem Maria Mãe de Deus, na festa da Visitação de Nossa Senhora, último dia 31 de maio, mês a ela dedicado. Este ano a festa da Visitação coincidiu com a Solenidade da Santíssima Trindade.
Solenidade da Coroação de Nossa Senhora na Paróquia de Cabrbobó-PE
A paróquia Nossa Senhora da Conceição, Cabrobó (PE), celebrou a Coroação de Nossa Senhora com o musical “Feliz aquela que acreditou” que contou a história da Mãe de Deus em versos, destacando o papel de Maria no projeto da Salvação. Após a apresentação do musical, seguiu-se a Coroação e a consagração a Nossa Senhora.
Idealizado pela equipe litúrgica com a participação de membros de todas as pastorais, movimentos e comunidades que compõem a paróquia, a programação, execução e celebração contou ainda com o apoio do Padre Clebe Menezes, pároco local e das Irmãs de Santa Elisabete que ali residem.
Comunidade Nossa Senhora das Graças, em Nascente, coroa Nossa Senhora
A Comunidade Nossa Senhora das Graças, Distrito de Nascente, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Araripina (PE), coroou Nossa Senhora nesse sábado (30), logo após a Celebração da Palavra, que contou ainda com a participação de representações das comunidades circunvizinhas.
No dia 31, Domingo da Solenidade da Santíssima Trindade, celebraram a coroação de Nossa Senhora:
A paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Moreilândia (PE), celebrou, às 19h30 na praça da Matriz de mesmo nome, a Santa Missa Solene da Santíssima Trindade presidida pelo Padre José Gilson da Costa, Vigário Geral da Diocese de Salgueiro e pároco local. Após a celebração, deu-se o encerramento do mês de Maio, com a coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra.
A Paróquia Santo Antônio, Salgueiro (PE), cuja Solene Missa presidida pelo Pe. José Nilton Matias, teve início às 19h30 na praça da catedral. Em seguida, ao rito como de costume, Nossa Senhora foi coroada sob intensa queima de fogos, após o que deu-se como iniciado os festejos da Trezena de Santo Antonio 2015 . Após a benção final, houve uma participada quermesse.
Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cedro (PE), a coroação aconteceu no pátio da Igreja Matriz às 19h00, com a Santa Missa e, logo após, o ato de coroação. Na ocasião foi feita uma homenagem especial a Dona Merinha, uma mãe que serviu com dedicação e fé à paróquia e a missão de Jesus por muitos anos.
O mês de maio na Tradição da Igreja
Acerca do mês de maio o papa Paulo VI em sua Carta Encíclica “MENSE MAIO” nos diz que “é um mês em que, nos templos e entre as paredes domésticas, sobe dos corações dos cristãos até Maria a homenagem mais ardente e afetuosa da prece e da veneração”. E continuando, ressalta que é, também, “o mês em que mais copiosos e mais abundantes descem até nós, do seu trono, os dons da misericórdia divina”. O papa São João Paulo II complementa: “ele anima-nos a pensar e falar de modo especial sobre Ela. Com efeito, este é o Seu mês. Assim, portanto, o período do ano litúrgico e ao mesmo tempo o mês corrente chamam e convidam os nossos corações a abrirem-se de maneira singular para Maria”. (AUDIÊNCIA GERAL, 2 de Maio de 1979).