958

Conheça a logomarca dos 15 anos da Diocese de Salgueiro

 

Descrição Heráldica da logo comemorativa dos 15 Anos da Diocese de Salgueiro

 

Ao celebrarmos o Jubileu de 15 anos da Diocese de Salgueiro, somos convidados a adentrar em uma profunda reflexão sobre a peregrinação da fé, sob o lema “Peregrinos da Esperança”, em comunhão com o Jubileu da Igreja em 2025.

Descrição: A logo do ano jubilar se apresenta como uma representação simbólica e catequética, carregando um sentido mistagógico. Ela nos remete a vida itinerária espiritual da diocese, cuja identidade e espiritualidade foram moldadas com tempo, sob provações e graças divinas.

Os “15 anos” em destaque revelam, não apenas a marca temporal, mas a trajetória de uma peregrinação interior e comunitária em direção ao Reino de Deus. A variação nas formas caligráficas, com pontos altos e baixos, largos e finos, ilustram as vicissitudes próprias da vida cristã (com seus momentos de consolo e desolação, vitórias e provações) sempre com os olhos fixos em Deus, como é simbolizado pela elevação no número 1, que aponta para o alto, recordando-nos de que nossa verdadeira pátria é o céu.

Santo Antônio, padroeiro da Diocese, é representado em uma postura de pastor solícito, que dirige o olhar ao seu rebanho (representado pela Sé Catedral), enquanto carrega em seus braços o Menino Jesus. Aqui, Santo Antônio convida, como verdadeiro pai desta Diocese, a abraçar o Cristo com o coração puro e a mente firme na verdade.

O Menino Jesus, nos braços do santo, representa a confiança e obediência filial que devemos depositar na Providência Divina e na esperança da vida eterna.

A igreja presente é uma silhueta da Sé Catedral de Salgueiro, que com portas e janelas abertas, simbolizam as portas do céu que estão sempre abertas para os pobres e cansados, conforme convida Jesus no Evangelho.

À direita, o mapa geográfico da diocese reflete a realidade concreta do povo de Deus peregrino nesta porção da Igreja, distribuído em suas três foranias. Cada uma carrega um símbolo que expressa a riqueza espiritual e carismática da unidade na diversidade. A divisão remete ao mistério da Igreja, Una, Santa e Católica, onde cada região, ainda que distinta, se une no vínculo da fé, esperança e caridade.

  1. A forania de São Mateus, na região vermelha, é representada pelo Cordeiro, símbolo por excelência do sacrifício de Cristo, que se entrega por amor.
  2. A forania de São Lucas, na região amarela, traz o cacto, lembrando-nos da resistência e da fecundidade espiritual que floresce mesmo em terrenos áridos, pela graça de Deus.
  3. A forania de São Marcos, simbolizada pelo sol e pela montanha na região azul, remete à luz divina que ilumina o caminho da fé e à elevação da alma em direção a Deus. É aqui que se encontra a sede episcopal, de onde emanam as orientações pastorais que, como raios de luz, se espalham por todo o território, guiando o rebanho com o único fim de conduzi-lo ao Céu.

 

A cor dourada, que permeia a logo, simboliza a luz divina, a glória de Deus, que não apenas ilumina, mas também transfigura a realidade. Essa luz, presente ao longo dos 15 anos de caminhada, é a própria graça divina que conduz e sustenta a Diocese, formando-a à imagem de Cristo, que é o Sol da Justiça e o Cordeiro imolado.

Por fim, a frase abaixo, “Diocese: terra prometida, lugar sagrado, dom da benevolência de Deus.” reflete a imensidão da graça divina e nos convida a reconhecer a presença de Deus entre nós. Como Terra Prometida e lugar sagrado, somos chamados a seguir os passos de Deus, com a certeza de que é Ele quem nos guia e sustenta.

Este Jubileu de 15 anos é um convite a uma renovada entrega ao mistério da vida em Deus, caminhando sempre na esperança que não decepciona, pois está fundamentada no Amor eterno que nos chama à plenitude da santidade e à comunhão.

Compartilhar: