958

Diocese cria nova paróquia no distrito de Umãs em Salgueiro

Um nova paróquia foi criada no território da Diocese de Salgueiro, dessa vez no distrito de Umãs, ainda dentro dos limites da cidade, sob o patronato de São Sebastião, cuja memória litúrgica é celebrada dia 20 de janeiro. Está já é a segunda Área Pastoral da diocese elevada a paróquia neste ano de 2021 (a primeira foi a atual Paróquia S. Francisco de Assis, em outubro) e logo em seguida será a vez de Serrolândia também subir de status. A celebração eucarística na qual Umãs se tornou sede de paróquia aconteceu no último dia 13 de novembro – sábado, às 19h, no pátio da, agora, igreja matriz de São Sebastião, presidida por S. Ex. Revma. Dom Magnus Henrique Lopes, bispo diocesano. Para se preparar para a festividade de ereção canônica, a comunidade vivenciou uma semana missionária com celebrações nas ruas do distrito e visita feita pelos seminaristas da Diocese de Salgueiro as comunidades pertencentes a futura paróquia.

O Padre Edilson Rodrigues, reitor do Seminário Diocesano S. João XXIII, que é responsável pela assistência religiosa na localidade foi nomeado como primeiro pároco. O Presbítero está atuando na Área Pastoral São Sebastião desde sua criação há 03 anos. A Área Pastoral São Sebastião de Umãs conseguiu até o momento, em todo território da diocese de Salgueiro, o menor tempo para ser elevada a condição de paróquia. Isso porque há anos a comunidade vem trabalhando pela realização deste sonho. Ao chegar na comunidade, o Pe. Edilson já encontrou muitas das exigências canônicas para se constituir uma paróquia atendidas, fruto, frise-se, do empenho  e das orações dos fieis ao longo dos anos.

Que o Deus todo poderoso cumule de bênçãos e graças a nova circunscrição e que esta possa ser farol de crescimento espiritual, celeiro de evangelização e campo de frutuosas graças para toda diocese Ao padre Edilson, uma santa missão à frente deste povo ávido pelo trabalho pastoral, pela eucaristia e pela missão.

Por: PASCOM – Diocese de Salgueiro

Compartilhar: