Foram divulgados nesta segunda-feira, 10, o brasão episcopal e a foto oficial do segundo bispo da Diocese de Salgueiro, Mons. José Vicente Pinto. A foto oficial ficará pendurada das sacristias e secretarias de todas das paróquias da diocese e na Cúria Diocesana. O brasão é o selo oficial do bispo e estampará todos os seus documentos e comunicados oficiais, além de ser uma importante insígnia de seu ministério, pois, o lema nele impresso, traduz o sentimento e a missão do pastor. O futuro Dom José Vicente adotou para si o lema: “Em virtude de tua graça”; no latim: “Propter Gratiam Suam”. Já nesta segunda-feira, 14, foi divulgada a descrição heráldica do brasão, que segue abaixo:
DESCRIÇÃO HERÁLDICA
Cortado, filetado de goles. O primeiro de jalde com um lírio ao natural sobreposto por um M de blau, partido de sinople com uma cruz vazada de argente e dentro dela um sol de 16 pontas. O segundo de blau, um cordeiro passante com a bandeira da vitória pascal assente em pedra de argente.
JUSTIFICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO
Campo Dourado: O lírio é representação da figura do glorioso Patriarca São José, Patrono Universal da Igreja e Santo do qual ostenta o nome Dom José Vicente. O M sobreposto ao lírio, sinal da Virgem Maria e devoção particular do Bispo, demonstra a relação inseparável entre São José e Nossa Senhora, aos quais foram confiados os cuidados do Menino Jesus.
Campo Verde: A rosácea, em formato de Cruz no escudo, alude aos quatro CC do brasão da cidade do Crato, que significa “Crato, Cidade, Cabeça de Comarca”, expressão que remonta ao período do Frei Carlos Maria de Ferrara. Com ela se marcavam a fogo a criação de animais graúdos, simbolizando a riqueza primitiva da terra, a pecuária. O sol alude ao Cariri Cearense, situado no sopé da Chapada do Araripe, termo indígena que se traduz como “Lugar onde nasce o sol”, região da qual provém o Bispo.
Campo Azul: O Cordeiro assume a figura teológica do próprio Cristo, conforme associado pelo Batista: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). Na arte e na simbologia icônica cristã, Cristo é frequentemente representado por um cordeiro com a bandeira da vitória pascal. O cordeiro era o animal sacrificado como oferta a Deus em reparação aos pecados. Através da pedra, procurou-se reverenciar a figura de Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Crato-CE – Diocese de origem de Dom José Vicente –, isto porque a palavra Penha significa pedra, rochedo.
Sua sagração episcopal acontecerá no dia 3 de junho na Sé Catedral Nsa. Sra. da Penha, Crato/CE, pelas mãos de D. Magnus Henrique Lopes e a posse da Cátedra de Salgueiro deverá ocorrer em 1º de julho deste ano da graça.
Por: PASCOM – Diocese de Salgueiro