Nesta quarta-feira, dia 15, teve início o 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação, em Vitória (ES). Comunicadores de todo Brasil estão reunidos para palestras e grupos de trabalho que tem como tema principal a “Ética nas Comunicações”. A abertura do evento foi realizada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, e a primeira palestra foi conduzida pelo Doutor em Comunicação, Pe. Gildásio Mendes.
“Sejam bem-vindos! Um forte abraço capixaba para todos!”, saudou o Arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela. Em seguida, Dom Luiz afirmou que “temos uma Boa Notícia para dar: Jesus Cristo, e com muita alegria e entusiasmo para quem não o conhece”. No discursode abertura do evento, o Arcebispo chamou a atenção de todos para a questão da crise ética: “Estamos vivendo um momento de crise na ética, e cabe a nós sermos bons comunicadores”, afirmou.
A primeira palestra do Muticom abordou o prórpio tema do encontro, a “Ética nas Comunicações”, e foi ministrada pelo Doutor em Comunicação, Pe. Gildásio Mendes. Durante a apresentação, Pe. Gildásio destacou que o conteúdo publicado pelos internautas é reflexo da formação e educação pessoal, pois a internet não é uma consequência, mas uma causa. “Quando uma pessoa é mal-educada nas redes sociais, ela é na família e na sociedade. O problema não é o smartphone, mas a educação. A tecnologia reflete a educação das pessoas. O problema não está na internet, mas no dia a dia das pessoas”, afirmou.
O 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação conta com a presença do Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Darci Nicioli. Outras autoridades da Igreja e representantes de Dioceses e veículos de comunicação católicos do país estão presentes no evento, que termina no próximo domingo, dia 19 de julho.
Programação do 9º Muticom:
16/07 – QUINTA-FEIRA
8h00 Missa abertura dos trabalhos
8h40 Internet e Redes Sociais / Dom Gebhard Fürst
09h00 A comunicação social e a construção ética do indivíduo / Elizabeth Barros
10h30 A era da desintermediação: o senso religiosocontemporâneo / Dom Leomar Brustolin (bispo auxiliar da Diocese de Caxias do Sul (RS)
12h00 Almoço (livre)
14h00 Grupos de trabalho
17h00 Encerramento das atividades do dia.
17/07 – SEXTA-FEIRA
8h00 Missa abertura dos trabalhos
09h00 A igreja católica na mídia: análise do discurso / Elson Faxina (professor de comunicação da UFPR (Universidade Federal do Paraná)
10h30 A espetacularização da notícia / Caco Barcelos
12h00 Almoço (livre)
14h00 Grupos de trabalho
17h00 Encerramento das atividades do dia.
18/07 – SÁBADO
09h00 Apresentação Experiências de comunicação educativa
12h00 Almoço livre
14h00 Visita ao Convento da Penha
15h30 Missa de Encerramento
17h00 Visita ao Museu da Vale
19/07 – DOMINGO
Dia livre – City tour
Grupos de trabalho
GT1 – Análise de materiais impressos: Andreia Lopes
GT2 – Análise de sites e redes sociais: Rimaldo de Sá
GT3 – Comportamento do indivíduo nas Redes Sociais: Miguel Pereira
GT4 – A música religiosa como forma de comunicação: Pe. Joãozinho, scj
GT5 – O mercado da fé: Dom Leomar Brustolin
GT6 – Trânsito religioso: Rita Abreu e Vitor Nunes Rosa
GT7 – O padre e os desafios da comunicação: Alessandro Gomes e Mozahir Salomão
GT8 – Educomunicação: Rejane Gandini Fialho
Com informações:Fabiano Fachini, da Redação RS21