A Diocese de Salgueiro, cumprindo a determinação de Sua Santidade o Papa Francisco, bem como todas as dioceses do mundo, encerrou neste último domingo, 13 de novembro, o Ano Santo da Misericórdia com o fechamento da Porta Santa da Catedral de Santo Antônio, às 19h, em Missa Solene celebrada na praça da Sé. Durante todo o Ano Santo de 2016, sempre nas primeiras sextas-feiras do mês, a paróquia da Catedral promovia ações visando a meditação e contemplação do mistério da misericórdia de Cristo com celebrações eucarísticas, da palavra, para enfermos, além de organizar tendas com o auxílio das pastorais e movimentos locais, nas quais eram disponibilizados materiais diversos versando sobre temas inerentes ao ano da misericórdia.
Também neste dia, foi realizada a imposição do óleo do crisma em mais de 170 jovens que confirmaram as promessas feitas no batismo diante do bispo e da assembleia reunida. Em sua homilia, Dom Magnus Henrique, bispo diocesano e presidente da celebração, meditou sobre os proventos advindos das ações promovidas durante este ano da misericórdia, advertindo os fieis de que nossa piedade para com o próximo deve continuar independente da vigência de um ano santo dedicado a isto: “Devemos ser misericordiosos o tempo todo”, enfatizou. Para concluir, chamou a atenção dos jovens crismandos para a importância do “sim” que naquele momento davam a Deus, encorajando-os a prosseguir na missão da igreja.
Foi somente no final da Santa Missa, após a comunhão, que o bispo realizou o ritual de fechamento da Porta Santa pela qual tantos passaram durante o Ano Santo, ao som do canto do Magníficat feito pelo Ministério de Música Renascer que animou toda a celebração.
Por: PASCOM – Diocese de Salgueiro