Tradicionalmente, a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho em 26 de abril. No entanto, em
Granito-PE, a Paróquia dedicada à Mãe do Conselho, celebra o novenário de 23 de janeiro à 2 de fevereiro. Moradores locais afirmam que a data da festa tem relação com a chegada da imagem no município.
Na Igreja, a devoção pela Mãe do Conselho é tão antiga que não se tem a história precisa da sua origem. Na Idade Média, a Imagem de Nossa Senhora já era venerada em um andor e o povo testemunhava milagres pela intercessão da Santa. No entanto, houve uma invasão turca à Albânia, em perseguição aos cristãos. Alguns deles abandonaram o país e outros permaneceram escondidos no país.
Dois albaneses testemunharam um milagre curioso ao entrarem no Santuário: viram que uma nuvem divina rodeou a estampa de Nossa Senhora, foi retirada da parede e elevou-se ao céu, em direção à Roma, sobre o Mar Adriático. Intrigados, os homens passaram a seguir a imagem, e ao chegar ao mar, o atravessaram, passando pelas ondas sem nem ao menos molhar os pés. Eles viram a imagem da Mãe do Conselho até cidades vizinhas a Roma.
Enquanto havia a perseguição na Albânia, na Itália havia uma igreja que fora construída pelo Papa Xisto III, no século V, que estava deteriorada pela ação do tempo e pela falta de recursos de mantê-la. Uma irmã da Ordem Terceira de Santo Agostinho, chamada Pedrina, decidiu tomar à frente. Em 25 de abril, festejos de São Marcos Evangelista, durante a feira pública, apareceu uma nuvem em forma de coluna suspensa ao ar. Impresso na parede estava a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, os sinos por si só começaram a badalar incansavelmente, causando a conversão de muitos que estavam presentes.
O acontecido foi levado ao Papa Paulo II (Pietro Barbbo – 1464-1471), que foi quem iniciou o processo para analisar a verdade dos fatos. Em 1993, durante viagem apostólica à Albânia, o Papa João Paulo II visitou a igreja antiga e doou uma reprodução da imagem original. Além disso, o Vaticano financiou a reconstrução da igreja.
Em Granito/PE, a Festa de Nossa Senhora do Bom conselho com o tema: “com a Mãe do Bom Conselho peregrinamos na esperança”, tem uma extensa programação: Ofício da Imaculada, adoração ao Santíssimo, novena, Santa Missa, leilão, bingo, quermesse, carreata, além de programação cultural. Antes de iniciar a festa, a Imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho peregrinou pelas comunidades das Paróquias, visitando os fiéis. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho, atualmente, encontra-se em intensa reforma e um dos propósitos da festa é que o valor arrecado contribua para a conclusão da obra.
Dom José Vicente, bispo diocesano celebra a Santa Missa, no encerramento da Festa, dia 02 de janeiro, no município de Granito/PE. As celebrações podem ser acompanhadas através do canal oficial da Paróquia no YouTube (Pascom Granito-PE), pelo Instagram (@pascomgranito) ou ainda pela rádio local de Granito/PE (Rádio Rio Brígida FM 104,9).






Fonte: https://www.a12.com/academia/artigos/nossa-senhora-do-bom-conselho-26-de-abril
Fotos: Pascom Granito