Já no clima da Trezena de Santo Antônio, a cidade de Salgueiro e a Paróquia Santo Antônio acolheram na noite desta terça-feira, 31 de maio, o ícone peregrino de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, que foi entregue ao clero diocesano em missa solene no Santuário Basílica de Aparecida em São Paulo no dia 19 de maio. A imagem permanecerá na Diocese por 1 ano e visitará todas as 21 paróquias e 4 áreas pastorais que compõem o território diocesano, como parte dos festejos pelo Jubileu de 300 anos do encontro da santa imagem nas águas do Rio Paraíba/SP em 1717. Centenas de pessoas acompanharam o cortejo do andor de Nossa Senhora juntamente com uma grande carreata, percorrendo diversas ruas da cidade enquanto outra multidão aguardava sua chegada na praça da Igreja Catedral, onde já se encontrava a imagem de Santo Antônio que peregrinou durante todo o mês de maio pelo município de Salgueiro.
Escoltada pelos Guardiões de Santo Antônio e por jovens trajados de pescadores, o andor de Nossa Senhora Aparecida entrou em solene procissão, às 19:30, no presbitério da praça da Catedral para a Santa Missa, e entregue a um grupo de vaqueiros num gesto simbólico de acolhida do povo sertanejo. A celebração foi presidida por Dom Magnus Henrique Lopes, Bispo diocesano e concelebrada pelos padres Romilson Ferreira Lima, Vigário da Catedral e José Nilton Matias, Chanceler da Diocese que anunciou oficialmente a toda comunidade que a nova Catedral da Diocese de Salgueiro que será construída no terreno outrora pertencente a antiga CAGEPE receberá o nome da Mãe Aparecida. Também neste dia, as Irmãs de Santa Elisabete, que vieram morar na Sé Episcopal há cerca de um mês, renovaram seus votos perpétuos de castidade, pobreza e obediência, recebendo o carinho e os aplausos de todos.
A coroação começou após a comunhão, agraciada pela pureza das crianças vestidas de anjinhos, uma antiga tradição local, que lhe trouxeram flores e presentes, enquanto o ministério de música entoava cânticos e versos a Santa Mãe de Deus. Sob os aplausos da assembleia, a imagem foi coroada e, após a benção final, permaneceu exposta por alguns instantes para apreciação dos fieis que a tocaram, tiraram fotos e realizaram orações pessoais em sinal de devoção.
Por: PASCOM – Diocese de Salgueiro
Imagens: Netinho Freitas