A Congregação das Irmãs de Santa Elisabete celebraram 25 anos de presença no Brasil. A comemoração aconteceu na cidade de Cabrobó (PE), diocese de Salgueiro, com uma intensa programação e presença de uma comitiva jubilar vinda de diversos lugares.
A comitiva jubilar chegou dia 12 de Junho por volta das 20h, composta por 30 Freiras, dentre elas está a Ir. Samuela, Madre Geral, e todas as que compõem o governo geral que vivem em Roma, nas provinciais da Europa, algumas superioras de casas no Brasil, junto com Ir. Karol a primeira irmã da congregação enviada em missão para a Bolívia, duas Junioristas, a Ir. Carla, que acabou de voltar de Roma e a Ir. Teodora.
Ao chegarem, foram acolhidas na casa Zacarias, casa pertencente à comunidade das irmãs residentes em Cabrobó, por o Pe. Clebe, pároco, alguns leigos e membros do apostolado de Santa Elisabete.
Na manhã do sábado, foram conhecer a cidade. Ao meio dia, o Pe. Clebe presidiu a celebração da Santa Missa na casa da Congregação. A tarde seguiu a programação de visita a cidade.
No domingo, 14, celebraram a Santa Missa Jubilar às 19h na Igreja da Sagrada Família e em seguida aconteceu um arraial encerando, assim, as comemorações.
Congregação das Irmãs de Santa Elisabete
A congregação das Irmãs de Santa Elisabete foi fundada na polónia, em 1842 por 4 meninas que queriam fazer os outros felizes:
Clara Wolff, Maria e Matilde Merket e Francisca Werner, movidas pelo desejo de “cuidar dos membros feridos do corpo Místico do Salvador”, através do cuidado aos doentes em suas próprias casas formaram a primeira comunidade de nossa família religiosa. Com o passar dos anos, esse carisma cresceu e se desenvolveu diante das realidades e necessidades das Igrejas locais onde as irmãs estão presentes.
Tendo como padroeira a Santa Elisabete, atualmente estão presentes em 19 países. No Brasil estão presentes em diversas cidades, dente elas, Cabrobó que celebra este ano 22 anos da presença e atuação das irmãs.