A cidade de Salgueiro/PE ficou órfã de um dos seus mais proeminentes cidadãos na noite desta quinta-feira, 10 de setembro, memória litúrgica de São Nicolau de Tolentino, quando, após quase um mês de internação tratando de complicações no pulmão, veio a óbito o vice-prefeito do município, o Sr. Francisco de Sá Sampaio, popularmente conhecido como Dr. Chico, aos 91 anos de idade. Querido pelos seus conterrâneos por seu carisma e personalidade, Dr. Chico conseguiu a admiração até mesmo de grupos políticos rivais, dada sua postura proba, responsável e indistintamente idônea. Mas, não é só de política que se compõe sua tragetória.
Dr. Chico foi desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na década de 1990, além de ter sido presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, reconhecido como um exímio operador do Direito entre seus colegas de profissão. No pleito municipal de 2016, conseguiu, após várias tentativas, eleger-se como vice-prefeito na chapa encabeçada por Clebel Cordeiro, realizando assim, o sonho de contribuir ainda mais para o desenvolvimento da cidade que há muito o acolhera. Católico fervoroso, sempre contribuiu para as causas sociais e religiosas e sua presença nas celebrações campais na praça da Catedral de Santo Antônio era assídua.
Dr. Chico foi internado na UTI do Pronto Socorro São Francisco no dia 17 de agosto deste ano de 2020, após dias sem responder ao tratamento caseiro contra complicações no pulmão resultantes de uma pneumonia que teve há muitos anos. Desde o início da pandemia se recolheu em sua propriedade rural e jamais testou positivo para o Sars-Cov-2. Seu desaparecimento é certamente o fim de um importante capítulo na história do município e sua memória jamais será abandonada. Ele deixa dois filhos, Lúcia Helena de Lima e Sá Sampaio Lucas e Juscelino de Lima e Sá Sampaio, frutos do casamento com Maria Íris de Lima e Sá Sampaio, de quem era viúvo, além de quatro netos e duas bisnetas. Atualmente era casado com Sebastiana Agda de Souza. Em comunicado oficial, a prefeitura decretou Feriado Municipal no dia 11 de setembro de 2020 (sexta-feira), e Luto Oficial por 07 (sete) dias contados desta data. Unamo-nos em oração pelo consolo dos familiares e amigos e em sufrágio de sua alma, para que o bom Deus lhe dê o descanso e a luz eterna.
Requiescat in Pacem!
Por: PASCOM – DIOCESE DE SALGUEIRO