A Diocese de Salgueiro vem, com profundo pesar, comunicar a todos os fieis e ao povo em geral o desaparecimento de seu bispo diocesano, Sua Exa. Revma. Dom Henrique Soares, ocorrido as 21h deste sábado, 18, na cidade do Recife. O religioso estava internado desde o último dia 04 de julho na UTI do Hospital Memorial São José na capital pernambucana e seu falecimento ocorreu em decorrência de complicações provocadas pelo novo coronavírus (COVID-19).
Dom Henrique Soares da Costa nasceu no dia 11 de abril de 1963 em Penedo, Alagoas. Aos 18 anos de idade ingressou no Seminário de Maceiro e em 1984 concluiu o bacharelado em filosocia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No período de 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, e no Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo. Regressou para o Seminário de Maceió, em 1990 onde iniciou a faculdade de Teologia. No ano seguinte, foi para Roma e concluiu a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática. Foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1992.
Em 1º de abril de 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju. Foi ordenado bispo no dia 19 de junho de 2009, por dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo de Maceió. Seu lema episcopal era “In Christo Pascere” (“Apascentar em Cristo”). No dia 19 de março de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Palmares. No Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) era presidente da Comissão Regional Pastoral para Cultura e Educação.
Abaixo, segue nota oficial do bispo diocesano de Salgueiro, Dom Magnus Henrique Lopes, lamentando a perda deste exímio teólogo, amoroso pastor e estimado amigo. Em tempo, recomendamos aos fieis que elevem preces a Deus agradecendo pelo tempo que nos permitiu conviver com a presença carinhosa e os ensinamentos de Dom Henrique e em sufrágio de sua alma.