No ano de 1997, tendo em vista a evangelização, a catequese, a formação espiritual e os cuidados pastorais do povo de Deus aqui confiado, foi instalada a paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus. A mesma se desmembrava da paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho – Granito – PE, tendo como territórios atuais limites geográficos do município de Moreilândia, paróquia essa formada por 12 comunidades e a matriz composta por pastorais e movimentos.
Ao mesmo tempo foram confiados os cuidados pastorais da paróquia ao Pe. Domingos Malan Viana Torres como seu primeiro administrador paroquial, com os direitos e deveres previstos no código de direitos canônicos. Na época, o Bispo Diocesano Dom Frei Paulo Cardoso da Ordem dos Carmelitas que presidiu uma semana de missão com vários seminaristas de 16 a 22 de novembro de 1997. As atividades missionárias realizaram-se na sede do município e nas atuais comunidades eclesiais atuantes nesse município.
Após as atividades religiosas o Bispo interrogou os representantes da comunidade de Moreilândia sobre os compromissos que deveriam assumir para a criação da paróquia em seu município. Os representantes da comunidade afirmaram os seguintes compromissos: instalação e equipamento de uma secretaria paroquial, construção do salão paroquial, ampliação, reforma e equipamento da Matriz priorizando o tabernáculo, o altar e a pia batismal e a implantação do dízimo.
A solene celebração de criação e instalação da paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus aconteceu no dia 22 de novembro de 1997, sábado véspera da solenidade de Cristo Rei.