• Homepage
  • /
  • Notícias
  • /
  • Pastoral da Juventude da Sé Catedral realiza “Ação PJoteira”

958

Pastoral da Juventude da Sé Catedral realiza “Ação PJoteira”

“A igreja é para todos!”, enfatiza o Papa Francisco, em 2023, durante a Jornada Mundial da Juventude. E nesse sentido de ser uma igreja de todos, a Pastoral da Juventude (PJ) da Paróquia Sé Catedral de Santo Antônio idealizou e vivenciou a Ação PJoteira, uma ação social e solidária, que acontece desde o ano de 2019, voltada para diversos âmbitos da sociedade, com assistência social dedicada às crianças, aos idosos e às pessoas em situação de vulnerabilidade.

O principal objetivo da Ação PJoteira, segundo a PJ, é tornar o dia dessas pessoas mais feliz, proporcionando atividades lúdicas durante o encontro. A Ação tem também por objetivo proporcionar um dia de integração, aprendizado, cuidados pessoais e diversão para esses grupos, promovendo tanto aspectos espirituais quanto de bem-estar físico e emocional.

Desse modo, conforme o Documento 85, Evangelização da Juventude da CNBB “O jovem encontra o Senhor na leitura dos evangelhos e na vida comunitária, na qual aprende a escutar a voz de Deus no meio das circunstâncias próprias de nosso tempo, vivenciando assim o mistério da Encarnação.” Sob esse viés, é fulcral ressaltar que, na contemporaneidade, o jovem é desafiado diariamente a perceber como Deus se faz presente. Ao invés de ser uma experiência isolada ou distante, o encontro com Deus ocorre no meio das circunstâncias cotidianas, nas relações e desafios do presente, o que faz com que a verdadeira experiência espiritual do jovem possa acontecer não apenas no aspecto individual da fé, mas também na vivência comunitária.

Em 2024, as atividades da Ação PJoteira retornaram no período do Advento que é um tempo de oração, penitência e esperança no aguardo do nascimento de Jesus. O tema da ação foi baseado no versículo: “Então disse Jesus: Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”, Mt 19,14. Deste mesmo modo, a escolha deste versículo bíblico foi norteada para destacar a importância de se ter uma fé humilde e receptiva, além de mostrar o amor e a inclusão de Jesus para com os mais vulneráveis, como as crianças, e para que assim possamos ser a sua imagem e a sua semelhança.

Por isso, foi decidido entre membros da Pastoral da Juventude que a Ação, gesto concreto enquanto PJ, deveria ser realizada para as crianças da Aldeia Alto Bonito, 32km de estrada de terra. Saindo da Salgueiro/PE, no dia 22/12/2024, foi preparada uma programação especial e muita intensa com diversas atividades, tais como: rezar o terço, partilha de lanches, cuidados de beleza, brincadeiras e entre outros para que as crianças pudessem viver uma manhã inesquecível com muita fé e diversão. Ao chegar no local do evento, a PJ foi acolhida pela comunidade com uma dança tradicional indígena chamada Toré, uma manifestação cultural simbólica para celebrar acontecimentos marcantes.

“Foi uma experiência marcante e enriquecedora. Ver o sorriso das crianças e adultos da comunidade desde chegada da Pastoral e também ao logo do evento. Enfatizamos que, a ação se realiza com a ajuda de diversas mãos que são os nossos SEMEADORES DA ESPERANÇA. Eles, conosco, colaboram para que os eventos aconteçam e sejam inesquecíveis na vida das pessoas que estão participando. Aos mesmos a nossa eterna gratidão.”, expressa a Pastoral da Juventude.

Portanto, através da Ação PJoteira, os jovens são chamados para a missão, tornando-se discípulos de Jesus e portadores da mensagem de esperança e boa nova.

 

Texto – Ana Beatriz Alves de Barros

Fotos – Pastoral da Juventude, Paróquia Sé Catedral de Santo Antônio.

Compartilhar: